Cidades Infraestrutura
Governador Rafael Fonteles inaugura aeródromo em Jaicós
Investimento de R$ 3 milhões visa fortalecer a malha aérea e impulsionar o desenvolvimento regional no Piauí.
08/02/2025 11h34 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Piaui Hoje
Reprodução

Neste sábado (8), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou o aeródromo de Jaicós, localizado no sul do estado. A obra, executada pela Secretaria dos Transportes (Setrans), contou com um investimento de R$ 3.007.453,84, provenientes de recursos próprios do governo estadual. A estrutura reformada inclui uma pista de pouso e decolagem com 1.200 metros de extensão e 20 metros de largura, além de pista de táxi, pátio de estacionamento, terminal de passageiros e vias de acesso.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou a importância da expansão da malha aeroviária para o desenvolvimento do Piauí, enfatizando que a melhoria no acesso aéreo facilita tanto o atendimento de saúde, por meio do Samu Aéreo, quanto a atração de investidores para diversas regiões do estado. Ele ressaltou que o estado está alcançando mais de 30 pistas asfaltadas sob coordenação pública, e que a inauguração do aeródromo de Jaicós representa um avanço significativo para o desenvolvimento local.

O secretário dos Transportes, Jonas Moura, ressaltou que a nova estrutura do aeródromo de Jaicós não apenas melhora a logística e o transporte na região, mas também contribui para o crescimento econômico local, facilitando o acesso de empresários e turistas. A ampliação da malha aérea é vista como uma estratégia fundamental para integrar o estado e promover o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.

Malha aérea

O Governo do Estado tem executado obras em todas as regiões com o objetivo de integrar todo o Piauí em uma malha aérea. Esses investimentos permitem a atração de novos negócios e o atendimento a pacientes graves, que necessitam ser transportados por UTI aérea em busca de tratamento. 

“Esse é o 19º aeródromo que entregamos. Ficou pronto o de Paulistana, Barrras e Corrente também, e Gilbués entrou como prioridade agora. Até o fim do nosso governo teremos 32 aeródromos, integrando o estado como um todo”, explicou o secretário dos Transportes.

Novas obras

Rafael Fonteles também assinou, neste sábado (8), a ordem de serviço autorizando o início das obras de recuperação da rodovia PI-243, trecho entre Jaicós, Belém do Piauí, Padre Marcos e Francisco Macedo, com 41,5 km de extensão. O governador autorizou ainda o início das obras de recuperação da rodovia PI-461, trecho entre Jaicós e Massapê do Piauí, com 12km de extensão.